A Cura através da alimentação

Muitas pessoas dizem que somos o que comemos, o que é verdade. O que colocamos no nosso corpo terá efeito mais tarde ou mais cedo na nossa saúde. Já pensaram para pensar no que comem?

Vamos fazer escolhas mais saudáveis por nós e pelo nosso futuro. 

Câncer dieta prevenção tratamento e perdas familiares

Eduardo Corassa, do site Saúde Frugal, fala um pouco sobre seu TCC que foi baseado em dieta vegana e câncer, prevenção, tratamento e perdas familiares.

Câncer dieta prevenção tratamento e perdas familiares

Processando vídeo...

A Dieta Vegana e a Prevenção do Diabetes: Novas Descobertas

Dr George Guimarães, nutricionista especializado em dietas vegetarianas

"O diabetes tipo 2 é uma doença capaz de reduzir significativamente o tempo e a qualidade de vida de uma pessoa. As dietas vegetariana e vegana exercem um papel de prevenção e tratamento do diabetes tipo 2 e esse efeito é atribuído às características nutricionais dessas dietas que, quando comparadas a uma dieta onívora (que inclui carnes e outros produtos de origem animal), são mais ricas em carboidratos complexos e fibras e mais pobres em gordura saturada e calorias totais. 

 Em 2009, a exemplo do que ocorre em outros anos, muitas publicações médico-científicas trouxeram informações que corroboram o papel de proteção conferido pelas dietas vegetariana e vegana contra o diabetes tipo 2. Destacarei a seguir alguns desses estudos, mas antes é importante o que é o diabetes. 

 O diabetes tipo 2 é aquele que, por múltiplos fatores, desenvolve-se ao longo da vida afetando um indivíduo que já teve em algum momento um bom estado de saúde no que diz respeito a essa doença. O que torna a pessoa diabética é a resistência que as células desenvolvem em responder à presença do hormônio insulina. O tratamento pode ser dietético ou pode necessitar a aplicação do hormônio insulina. Já o diabetes tipo 1 geralmente afeta o indivíduo em uma fase inicial da vida e é caracterizado quando o corpo não produz o hormônio insulina. Nessa forma da doença, sempre haverá a necessidade de usar a insulina injetável. (....)"

 Continuar a ler.. 

O que eu comi esta semana na alimentação viva frugal (1 dia)

Dr. Eduardo Corassa - Saúde Frugal

Vídeo educativo de como se alimentar por uma semana em uma dieta frugívora com diferentes receitas para café da manhã e jantar. Mostrando o que eu como, quando eu como, dicas de frutas e muito mais!

O que eu comi esta semana na alimentação viva frugal (1 dia)

Processando vídeo...

Dietas Vegetarianas e Longevidade: Vivendo Mais e Melhor 

Dr George Guimarães, nutricionista especializado em dietas vegetarianas

"Eliminar a carne do cardápio aumenta a longevidade? Esta pergunta vem sendo feita por leigos e cientistas há muitos anos. Enquanto há uma série de evidências que apontam para um “sim” como resposta, há muitas considerações a serem feitas antes que possamos afirmar isto com propriedade científica. Isto porque fatores não-dietéticos também afetam a longevidade e a qualidade de vida e com isso um estudo perfeitamente conclusivo ainda está distante de ser desenhado. No entanto, é vasta a quantidade de evidências, tanto históricas quanto científicas, que apontam no sentido de que a exclusão das carnes da dieta humana resulta em maior longevidade associada a uma melhora na qualidade de vida. 

 A observação de populações que vivem tradicionalmente com dietas compostas por pouca ou nenhuma carne nos traz boas referências de como uma dieta vegetariana pode aumentar a longevidade. Esse é o caso de populações rurais que vivem em áreas geograficamente isoladas que vão desde o Himalaia ao Equador, da Turquia à Rússia. Nessas populações, que adotam uma dieta com pouca ou nenhuma carne, a expectativa de vida ultrapassa facilmente a média de 70 anos atualmente observada nas populações ocidentais. Em contraste, outras populações rurais que apresentam um desenvolvimento tecnológico semelhante como é o caso dos esquimós e de outras comunidades na África, Groenlândia e Rússia apresentam uma expectativa de vida média de apenas 40 anos. Em todas estas podemos constatar um alto consumo de carnes.(....)"

 Continuar a ler.. 

Benefícios fisiológicos da alimentação viva

Ricardo do Gosto Superior - Vida Simples Pensamento Elevado, partilha o seu conhecimento sobre alimentação viva.

Benefícios fisiológicos da alimentação viva.

Processando vídeo...

Jejum curativo, Meu jejum de 24 dias de água

Processando vídeo...

Jejum curativo, Meu jejum de 24 dias de água

Dr. Eduardo Corassa - Saúde Frugal

Eduardo Corassa, do site Saúde Frugal, conta o que vivenciou durante seu jejum, porque jejuou por 24 dias, bons livros sobre o assunto e muito mais!