Dicas para iniciantes

Ter noção da tua decisão 

É muito importante saberes o porque de quereres ser vegan. Se quiseres ser vegano apenas por uma questão de “moda” e não estiveres ciente da tua decisão é provável que desistas passado algumas semanas, ou assim que tiveres que ir a um restaurante “normal” e a única comida disponível for salada e arroz. É por isso importante perguntares o porque de quereres tomar esta decisão. Por uma questão ética, ambiental, de saúde? Ou todas elas? 

Ir com calma 

Abolir de um momento para o outro tudo o que é de origem animal da tua vida não costuma dar resultado. E tal como foi dito anteriormente podes acabar por desistir. O teu organismo precisa de tempo para se adaptar a um novo estilo de vida. Começa, por exemplo, por comer menos carne, peixe e ir fazendo dias semanais em que tens uma alimentação ovo-lacto-vegetariana. Depois vai aumentado estes dias e podes também ir abolindo os outros produtos de origem animal como o leite ou os ovos. Lembra-te que todos os alimentos que deixares de consumir podem ser substituídos por outros de origem vegetal: existem salsichas, hamburguers, imitação de tiras de carne, nuggets, queijo, leite, fiambre, etc… tudo feito com plantas! 

Procura por informação 

Há muitos sítios onde podes procurar informação. Informa-te sobre receitas, locais onde podes comer/comprar na tua cidade, sobre que alimentos deves consumir, quais as marcas que testam ou não em animais etc… 

Conhece pessoas como tu 

É bom conhecer outras pessoas que pensam como tu. Elas podem ajudar-te, dar-te dicas, trocar experiências. Existem muitos grupos no facebook onde podes falar com outros vegans, por vezes existem picnics e outras actividades da vida real onde podes participar.

Faz uma versão vegetariana dos pratos que costumavas fazer 

Continua a fazer os pratos que adoras e sabes fazer trocando os produtos de origem animal por outros de origem vegetal. Por exemplo: se gostavas de esparguete à bolonhesa, podes trocar a carne picada por lentilhas, soja fina hidratada ou seitan triturado (tudo o resto fazes como dantes) e na hora de servir por cima colocares um queijo vegano em pedacinhos. 

Tem comida em casa 

É muito importante teres sempre algum tipo de comida em casa. Um grande erro que muitas pessoas cometem é não encher os armários, chegam a casa do trabalho tarde, não há nada no frigorífico, estão cheios de fome, não sabem o que fazer, entram em pânico e acabam por comer uma encomendar uma pisa pizza com pepperoni ou vão comer um hambúrguer de vaca… Tens de ter comida em casa para comeres quando quiseres: Sacos de arroz, um saco de batatas, molho de tomate, feijões e lentilhas em lata, massa… São coisas que duram durante um longo período de tempo e podes criar uma refeição rapidamente.