Literatura

Se gostas de ler convidamos-te a comprar ou visulizar livros e artigos do tema que abordamos. Desde o campo da nutrição e dieta, ao tema dos direitos dos animais e sustentabilidade.

Literatura em português

Encontra aqui a literatura em português.

Veganismo 101

Julia Harger - Vegana é a sua mãe

Introdução sobre o veganismo sob todos os aspectos e ainda inclui algumas receitas. 

Primeiros passos para alinhar seus hábitos com seus valorese viver uma vida mais ética, maissustentável e consequentementemais saudável 

Comendo bem: bebês ecrianças veganas (até 5 anos)

Julia Harger - Vegana é a sua mãe

Este material ilustra como a necessidade dietéticados bebês veganos (de 6 meses a 1 ano) ecrianças com idade entre 1-4 anos podem sercumpridas. Bebês e crianças pequenas precisamde energia suficiente (calorias) para crescer eser ativos, e nutrientes suficiente (proteínas,gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais)para garantir que eles permaneçam saudáveis,combatam infecções, sejam ativos e aprendam deforma eficaz. Especialistas calculam a quantidadede energia e as quantidades de nutrientes queeles acreditam que bebês e crianças jovens dediferentes faixas etárias precisam. Estes sãoconhecidos como “valores dietéticos de referência‘. 

Este material fornece informações sobre comoesses valores dietéticos de referência para bebêsde 1-4 anos de idade podem ser cumpridos naprática, e os tipos e quantidades de alimentos quese pode oferecer a crianças veganas nos primeirosanos de vida e em outras situações.

A Dieta AntiCancro

Madgda Roma

Um livro de mudanças. Um plano de nutrição infalível para viver mais e melhor. Desmistifico neste livro os principais mitos associados às doenças oncológicas, revelando os alimentos que previnem o seu aparecimento e as combatem.Sabia, por exemplo, que a forma como confeciona certos ingredientes pode provocar cancro? E que a ingestão exagerada de açúcar pode acelerar o processo oncológico?Com informação detalhada sobre cada um dos alimentos anticancro e 40 deliciosas receitas para utilizar no dia-a-dia, este livro irá permitir-lhe planear as suas refeições e seguir um plano de nutrição infalível que revolucionará a sua vida.As revelações que apresenta irão surpreendê-lo e mostrar-lhe que as soluções da medicina tradicional devem ser acompanhadas por uma alimentação anticancro. No fim, irá conseguir viver mais e melhor. 

 - Conheça os alimentos que aumentam as suas defesas 

 - Reduza as probabilidades de desenvolver cancro 

 - Fique a par dos números reveladores-

 Conheça histórias reais e inspiradoras 

 - Siga o plano de alimentação para ter uma vida saudável. 

 Inclui 40 receitas fáceis, económicas e deliciosas, ideais para a sua dieta anticancro, e ainda uma lista de compras destacável para ajudar na ida ao supermercado.

Bem Comer, Melhor Jogar

Darchite Kantelal

Um livro que contém toda a informação fundamental e necessária para ajudar a entender melhor o papel da nutrição na saúde e no desempenho desportivo. Até aqui não existia no mercado de qualquer outro livro sobre nutrição no futebol, tema de enorme atualidade e que assume cada vez maior importância.

 

O que faz bem e o que faz mal

Madgda Roma

Não beba leite, pois é péssimo! Beba leite, porque é um dos alimentos mais completos! Pode consumir por semana a quantidade de ovos que quiser. Atenção, não pode comer mais do que dois ovos por semana. Já se deparou com este tipo de informações contraditórias? Quantas vezes somos bombardeados com notícias sobre alimentação nas quais não sabemos se devemos ou não acreditar? A alimentação está em constante mudança, mas é importante que tenhamos uma fonte de informação fidedigna que nos permita fazer escolhas conscientes, acertadas e saudáveis. A nutricionista Magda Roma, tendo por base estudos científicos e a sua prática clínica, analisa os principais benefícios e desvantagens dos alimentos que consumimos. Da carne ao peixe, passando pelos vegetais e lacticínios, todos os grupos alimentares são devidamente escrutinados, porque é necessário desmistificar verdades que se consideram absolutas. 

 O salmão é rico em ómega 3. Verdade. Mas sabe como é criado e os riscos que o seu consumo pode ter para a saúde? E as carnes brancas são realmente as mais saudáveis? E o trigo é aconselhável? Sim, caso não seja celíaco, mas o problema para todos os outros está no facto de a maioria do trigo já estar geneticamente modificado, podendo criar reações inflamatórias e/ou intolerâncias, cujos sintomas podem ser dolorosos comprometendo a sua qualidade de vida e saúde. 

 Quais são os melhores regimes alimentares? O paleolítico, o vegetariano, o mediterrânico, outro? Não pode escolher o seu regime alimentar apenas porque está na moda ou porque ouviu dizer que é o melhor. É preciso conhecer os prós e contras e saber qual se adequa a si. Magda Roma apresenta também 55 receitas nas quais pode confiar e servir à sua família e amigos sem receio de colocar a sua saúde em risco. 

Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável (gratuito)

DGS - Direção geral de saúde 

Sandra Gomes da Silva; João Pedro Pinho;  Cátia Borges; Cristina Teixeira Santos; Alejandro Santos; Pedro Graça

São cada vez mais os Portugueses interessados em adotar padrões alimentares com quantidades elevadas de vegetais ou exclusivamente vegetarianos, por razões de saúde ou de filosofia de vida. Contudo, esta forma de comer, obriga a alguns cuidados nutricionais específicos e a um planeamento rigoroso no dia-a-dia. 

 O Manual, que agora se lança, pretende ser o primeiro de outros documentos científicos com carácter pedagógico na área da alimentação vegetariana, destinado a profissionais de saúde e população em geral.  Apresenta linhas orientadoras para a adoção de um padrão alimentar vegetariano, tendo por base o melhor conhecimento científico disponível e utilizando produtos vegetais de origem nacional, sazonais e enquadrados na nossa tradição culinária. Sugere assim que é possível e desejável juntar sabor, tradição e saúde à mesa. 

Alimentação vegetariana em idade escolar (gratuito)

DGS - Direção geral de saúde 

João Pedro Pinho; Sandra Gomes da Silva;  Cátia Borges; Cristina Teixeira Santos; Alejandro Santos; António Guerra; Pedro Graça

São cada vez mais as famílias portuguesas interessados em adotar padrões alimentares com quantidades elevadas de vegetais ou exclusivamente vegetarianos, por razões de saúde ou de filosofia de vida. Contudo, esta forma de comer, obriga a alguns cuidados nutricionais específicos e a um planeamento rigoroso no dia-a-dia. À semelhança de outros padrões alimentares, o padrão vegetariano, quando bem planeado e acompanhado pode fornecer todas as necessidades nutricionais de crianças e adolescentes. 

 Contudo, pressentimos uma preocupação recorrente dos nossos leitores, de pais, educadores e dos profissionais de saúde. Que aconselhamento dar às famílias que seguem padrões alimentares vegetarianos e onde vivem crianças e adolescentes que acabam por seguir os mesmos modelos alimentares? Que linhas de orientação recomendar? Que riscos existem? Que alimentos sugerir? As perguntas eram muitas, mas as respostas de qualidade, escritas em português, provenientes de instituições públicas e tendo por base a evidência científica mais recente eram poucas ou nulas. 

Surge assim este Manual, que agora se lança e que pode ser descarregado gratuitamente aqui. Os autores são profissionais de saúde das mais diferentes áreas e com um percurso académico e profissional reconhecido. Destina-se a todos os que trabalham no setor da educação e saúde e à população em geral.  Apresenta linhas orientadoras para quem segue ou pretende seguir um padrão alimentar vegetariano, tendo por base o melhor conhecimento científico disponível e utilizando produtos vegetais de origem nacional, sazonais e enquadrados na nossa tradição culinária. Sugere assim que é possível e desejável juntar sabor, tradição e saúde à mesa. 

Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva: Princípios Base (gratuito)

DGS - Direção geral de saúde 

Liliane Lobato; Sandra Gomes da Silva; Maria Cramês; Cristina Teixeira Santos; Pedro Graça

O nosso sistema alimentar, em particular, o sistema da restauração coletiva tem adiado a introdução de refeições com mais vegetais e em particular de refeições vegetarianas. Muitas vezes, por recear as dificuldades de gestão ou os eventuais aumentos de custo com este tipo de refeições.

É esta falta de informação que este documento técnico vem preencher. Dando resposta a um dos objetivos do PNPAS, reunimos profissionais de saúde com experiência técnica e de gestão, e lançamos o repto de produzir conhecimento, capaz de ajudar à tomada de decisão, desmistificando a ideia de que comer vegetariano é mais caro e difícil do que produzir refeições convencionais com carne ou peixe. A DGS e o PNPAS promovem um modelo de consumo alimentar tendo por base a Roda dos Alimentos, com a presença maioritária de vegetais como hortícolas, frutos, cereais e leguminosas no dia-a-dia. Neste modelo incluem-se também os ovos, carne e peixe, embora em pequenas quantidades, tal como é apanágio do consumo tradicional do mediterrâneo. 

Apresentam-se neste documento soluções que podem contribuir para uma gestão local mais autónoma e participada dos espaços coletivos de alimentação, onde a presença de vegetais de produção local pode contribuir para a melhoria da qualidade nutricional e ambiental das refeições servidas.  

Dieta M

Madgda Roma

A “Dieta M”, não é apenas e só mais um livro com a promessa de uma dieta rápida, indolor e sensacionalista. 

É um conceito de vida, pois a vida não é uma dieta.Integra um conjunto de ferramentas que irá ajudar-lhe a atingir um novo estilo de vida, um novo comportamento, uma nova postura em prol da sua saúde e bem-estar. 

 A “Dieta M” é um constituído por um programa de 30 dias onde eu acompanho-o dia após dia com, dicas, frases positivas, uma receita, um vídeo ou exercício, etc. A “Dieta M” é um conceito de vida, integra prática de Yôga, Fitness, Alimentação tendencionalmente isenta de produtos de origem animal, encorajamento com frases positivas, ferramentas de coaching pessoal para poder trabalhar o seu Eu por um todo. Você será mais feliz, mais saudável e encontrará uma nova forma de viver. Milhares de pessoas seguem os meus conselhos através do meu primeiro livro, onde senti a necessidade de abordar a saúde de todos e não só quem deseja prevenir ou tratar o cancro. Siga as minhas indicações e verificará, na primeira pessoa os efeitos de ser saudável.

 

O Livro das receitas Vegan

Madgda Roma

O livro das receitas vegan é um livro que além de ter mais de 100 receitas totalmente isentas de produtos de origem animal a maioria das receitas são isentas de glúten podendo ser uma solução para quem tem problemas com glúten.

 

Saúde Frugal - O guia ao Crudivorismo frugivorismo, a dieta original 

Eduardo Corassa

"O objetivo deste livro é uma tentativa de ajudar e simplificar a busca detodos os entusiastas de saúde e pessoas que, como eu, procuram a melhora ereversão de diversos problemas de saúde, assim como desfrutar do melhor quea vida tem a oferecer, desde uma saúde vibrante até o máximo de bem-estar."

 

CRUlinária Frugal - Receitas do Paraíso 

Eduardo Corassa

"Jamais poderemos associar à saúde o ato de queimar, defritar, de degradar e de temperar com substâncias nocivasos alimentos. Mas ao envelhecimento precoce e aceleradode nossas células, à diminuição de nossa qualidade de vidae à promoção, a médio e longo prazo, de todo o tipo depatologia abominosa."

 

Crulinária Frugal - Doces delícias 

Eduardo Corassa

"O novo livro de receitas do Saúde Frugal, agora se focando em receitas frugívoras mais complexas e diversificadas, mas ainda assim, veganas hipo-lipídicas, integrais e saudáveis.

todas as receitas são cruas, veganas, hipo-lipídicas sem nenhum alimento refinado, glúten, lactose"

 

Cozinha vegetariana para quem quer poupar

­­ Gabriela Oliveira

Ilustrado com fotografias a cores, com indicações de preço e valor nutricional de cada prato. Reúne dicas e sugestões úteis para reforçar o consumo de proteínas, vitaminas e minerais, bem como para contornar intolerâncias e alergias alimentares. Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar: poupe nos custos, delicie-se com novos sabores e aromas, e invista na saúde! Pode preparar em casa: Leite de amêndoa e avelã, de aveia e de soja; Manteiga de amêndoa; Húmus; Guacamole; Chutney; Pão de cereais; Focaccia; Wraps; Pizas; Hambúrgueres de grão, de feijão e cogumelos; Croquetes; Almôndegas; Quiches, empadas e folhados; Feijoada de cogumelos; Caril de lentilhas; Seitan caseiro; Strogonoff de seitan; Tofu caseiro; Moqueca de tofu; Bolonhesa de soja; Espetadas mistas; Arroz integral; Saladas de quinoa, bulgur e cuscuz; Bolos, cupcakes, muffins, tartes, pudins, mousses e gelados light!

Cozinha vegetariana para quem quer ser saudável

­­ Gabriela Oliveira

A gastronomia vegetariana é fascinante, pela sua simplicidade e diversidade, e, sobretudo, por desconstruir muitos mitos e preconceitos à volta da alimentação, apresentando alternativas válidas para uma vida mais saudável, compassiva e ecológica."Ao longo destas páginas, encontra mais de 90 receitas, simples, práticas e deliciosas, de refeições completas, snacks e sobremesas 100% vegetarianas (sem carne, peixe, lactose e ovos). Prossiga, hoje mesmo, no caminho de uma vida mais gratificante e saudável!Batidos e águas vitaminadas • granola e barras energéticas • iogurte de soja • creme de chia • biscoitos de amêndoa • bolachas de aveia e tomate seco • muffins de maçã e canela • scones de banana • enrolados de canela e noz • germinados • creme de lentilhas e gengibre • sopa de feijão e urtigas • quiche de aveia, curgete e beringela • pataniscas de grão e cenoura • hambúrgueres de quinoa • trouxas de legumes • almôndegas de lentilhas • bolonhesa de seitan • tofu à Brás • moussaka • cogumelos recheados • favas com quiabos • chili, etc.

Cozinha vegetariana para bebés e crianças

­­ Gabriela Oliveira

«Podemos oferecer refeições vegetarianas a bebés? Como preparar e combinar os alimentos típicos da culinária vegetariana? Que cuidados devemos ter ao introduzir estes alimentos nos menus infantis? As crianças podem seguir um regime 100% vegetariano e crescer saudáveis e felizes? Quais os riscos e benefícios associados a esta alimentação? A que estratégias podemos recorrer para as crianças provarem e gostarem de alimentos mais naturais?» A autora, mãe de três filhos vegetarianos, responde a estas e outras interrogações ao longo do livro.Além de 150 receitas ilustradas, encontra nestas páginas sugestões de menus, quadros nutricionais e indicações para introduzir os alimentos nos primeiros anos de vida.Receitas 100% vegetarianas, fáceis de preparar, saudáveis, saborosas e adequadas às diferentes fases de crescimento, desde os primeiros purés, papas e sopinhas, aos leites vegetais, iogurtes, manteigas, cereais integrais, pratos completos e sobremesas para dias de festa – sem ovos, lactose, açúcar ou outros produtos refinados.

Cozinha vegetariana para festejar

­­ Gabriela Oliveira

Uma das perguntas que os vegetarianos mais ouvem é: "Mas o que comes no Natal/na Páscoa/num jantar especial?" Na verdade, apesar de a cozinha vegan e vegetariana estar cada vez mais popular, parece haver ainda alguma dúvida: como se faz um prato "de festa" vegetariano? Como em todos os seus livros, Gabriela Oliveira explica e ilustra como se podem fazer deliciosos pratos para uma ocasião especial 100% vegetais. Desde petiscos (como sushi, miniquiches e rissóis) até pratos de travessa (gratinados, assados, rolos e empadões), passando pelas imperdíveis sobremesas - mesmo as mais tradicionais, como azevias sem açúcar nem glúten, tronco de Natal ou bolo-rainha vegan -, encontrará as mais deliciosas maneiras de festejar - de uma maneira 100% vegetal e saudável.

Escola de cozinha: Vegetariana

­­Lena Tritto

O melhor da cozinha vegetariana em mais de 500 fotografias passo a passo. Todos os ingredientes e todas as fases de preparação de cada receita foram fotografadas a partir de cima: deste modo saberá sempre como proceder mesmo sem ler a receita. Um livro colorido para comer com os olhos, pensado não só para vegetarianos mas para todos os que querem descobrir uma nova forma de cozinhar, saborosa e saudável.

Viagens da comida saudável 

Daniela Ricardo

Uma coleção de receitas perfeitas para aqueles que adoram comida saudável, nutritiva e deliciosa, inspirada em sabores dos quatro cantos do mundo. Daniela Ricardo é uma especialista em cozinha natural, com base na filosofia macrobiótica, e adora descobrir os melhores sabores das culturas mais distantes. Para preparar este livro, viajou pelos mercados e recantos de países tão fascinantes como Tailândia, Nepal, Marrocos, Vietname, Brasil, Camboja, Perú e Índia. Venha inspirar-se com receitas ancestrais como o cuscuz marroquino, o ceviche pré-inca, as saladas khmer, o Gajjar Halwa indiano ou os momos com toque de gengibre típicos dos albergues de montanha do Nepal. Misturando notas e fotos pessoais das viagens com dicas e curiosidades, Daniela Ricardo apresenta-nos receitas com ingredientes fáceis de encontrar e instruções simples que nos conduzem a uma alimentação saudável e a uma vida mais feliz e vibrante.

O grande livro da cozinha vegetariana

Joana Alves

A alimentação vegetariana é rica e diversificada, um universo de cores, sabores e texturas que nos permitem ir do mais simples ao mais sofisticado dos pratos e explorar os limites da imaginação.Joana Alves, autora do blogue Le Passe Vite, apresenta-nos Natural, um livro com mais de 100 receitas vegetarianas, vegan e raw, que nos explica que é essencial o regresso a uma cozinha mais saudável, sem alimentos processados e refinados. Aqui tudo é feito com ingredientes verdadeiros, desde os leites vegetais, germinados ou alimentos fermentados, que a autora ensina a fazer em casa, até opções para pequenos-almoços mais saudáveis, como a Granola de Maçã, as Panquecas de Sarraceno e as populares Overnight Oats, passando por deliciosos pratos principais como o Caril de Grão-de-bico e Abóbora ou os Hambúrgueres de Feijão Preto, óptimos para impressionar os amigos. Nas sobremesas surpreenda-se com o "Cheesecake" de Caju e Mirtilos e a irresistível Mousse de Chocolate e Abacate e, no capítulo das bebidas, aprenda a fazer sumos verdes e batidos energéticos.

O livro de cozinha da Marta

Marta Horta Varatojo

Neste livro, irá encontrar receitas naturalmente saudáveis e deliciosas, informação sobre os principais benefícios dos alimentos, sugestões de menus e alguns truques e dicas culinários, que irão transformar a sua cozinha no lugar mais popular da casa.O Livro de Cozinha da Marta convida a leitora a aventurar-se na cozinha e a experimentar novos sabores. A usara sua intuição, a sua criatividade e, sempre, uma boa dose de amor, pois cozinhar é uma forma de amar.

As 5 cores da cozinha saudável

Vânia Ribeiro

Vânia Ribeiro estava já no terceiro ano de Psicologia, quando o acaso lhe bateu à porta e, num curso de massagem indiana, descobriu a Naturopatia. Foi uma revelação. Decidiu começar do zero e mudar de vida. E mesmo a tempo. Tinha problemas de saúde desde a adolescência, gripes frequentes, acne severa, quistos na mama… Os médicos não ajudavam, ou ajudavam pontualmente. E a dieta, essa continuava na mesma: alimentos processados, muito açúcar, muitas batatas fritas. Depois de concluir o curso de Naturopatia, ainda tinha problemas. Mas nessa altura já tinha os conhecimentos para se curar. Começou a encarar a sua saúde de uma forma holística. E percebeu que estava na hora de pôr o avental e ir - a contragosto - para a cozinha. oje a Vânia, aos 30, tem muito mais saúde e energia do que tinha aos 20. E apenas precisou de reformular radicalmente as suas escolhas alimentares (daí o nome do seu popular blogue, Made by Choices). Acabou com os alimentos processados e com o açúcar. Dedicou-se em primeiro lugar aos vegetais. E começou a fazer magia na cozinha.Este livro mostra tudo o que a Vânia aprendeu. Sempre vegetais, sempre sem açúcar. E tudo organizado em função das cores, porque elas transmitem estímulos, vibrações e informações importantes acerca do alimento. Cada cor ou pigmento de um alimento corresponde a determinados fitonutrientes essenciais para a protecção, defesa, regeneração e eliminação de toxinas do nosso organismo.

Eu como veggie

Ôna Maiocco

Muitas vezes os nossos amigos ou familiares dizem-nos que ser vegetariano é perigoso e que se perde o prazer de comer: Não é verdade. Ser vegetariano abre uma oportunidade formidável para diversificar refeições e ganhar qualidade de vida. A ciência comprova-o: este é um regime alimentar que traz grandes benefícios para a saúde. Ôna Maiocco, especialista em cozinha biológica e veggie nutritiva, propõe um guia prático e pedagógico em torno de regimes alimentares vegetarianos: - Descubra os fundamentos e benefícios do vegetarianismo. - Siga o método simples para se tornar vegetariano ao seu ritmo. - Ganhe uma variedade de receitas saudáveis para cozinhar no dia-a-dia. - Aprenda a gerir as expectativas na família, no trabalho e em relação ao seu estilo de vida veggie.

Como assim, vegan?

Inês David

Inês David, autora do blogue https://ines.lv/, apresenta o seu primeiro livro "Como assim, Vegan?", com receitas saudáveis, deliciosas e económicas. Determinada a levar o leitor à descoberta do que a cozinha vegan melhor tem para oferecer, aqui vai encontrar mais do que um livro de cozinha: vai encontrar um companheiro para novas aventuras. Com perto de cem receitas, este livro oferece desde pequenos-almoços a petiscadas, que prometem agradar a toda a família e impressionar até os mais incrédulos. Pudim de chia, Macarrão à americana e Cheesecake desconstruído são algumas das receitas saborosas e fáceis de confecionar que Inês criou e que podem agora ser encontradas neste livro.

Cozinha 100% Vegetal e Saudável

Carina Barbosa

A cozinha 100% vegetal está cada vez mais presente no dia a dia dos portugueses, fazendo parte de um estilo de vida saudável e feliz. As mais de 100 receitas deste livro são saborosas, fáceis de preparar e totalmente isentasde ingredientes de origem animal. São ideias perfeitas para todas as estações do ano e para todos os momentos do dia:• Pequenos-almoços• Queijos vegetais e pão• Molhos e entradas• Massas• Sopas• Pratos principais• Acompanhamentos e saladas• Bebidas• SobremesasUma alimentação mais consciente é perfeitamente compatível com a variedade, a saúde e o sabor. Este livro ajuda-o a tornar-se um exemplo na cozinha e na vida.

Literatura estrangeira 

Conhece o trabalho de vários autores estrangeiros no campo do vegetarianismo, veganismo e direitos dos animais. 

Why we love dogs eat pigs and wear cows

Melanie Joy 

 Uma Introdução ao Carnismo. Como podemos amar nossos animais de estimação e  simpatizar com os outros animais em geral, e  ainda assim consumir carne de empresas que exploram e abatem 10 bilhões de criaturas conscientes por ano? Melanie Joy aborda esta questão e constrói um argumento convincente para o veganismo. Este é um livro para ativistas dos direitos dos animais, aqueles interessados em alimentação saudável e comida local e Vegans.

The How Not to Die Cookbook: 100+ Recipes to Help Prevent and Reverse Disease

M D Michael Greger MD

From Michael Greger, M.D., FACLM, the physician behind the trusted and wildly popular website Nutritionfacts.org, and author of the New York Times bestselling book How Not to Die, comes a beautifully-designed, comprehensive cookbook complete with more than 120 recipes for delicious, life-saving, plant-based meals, snacks, and beverages. 

 Dr. Michael Greger's bestselling book, How Not to Die, presented the scientific evidence behind the only diet that can prevent and reverse many of the causes of premature death and disability. Now, The How Not to Die Cookbook puts that science into action. From Superfood Breakfast Bites to Spaghetti Squash Puttanesca to Two-Berry Pie with Pecan-Sunflower Crust, every recipe in The How Not to Die Cookbook offers a delectable, easy-to-prepare, plant-based dish to help anyone eat their way to better health. 

 Rooted in the latest nutrition science, these easy-to-follow, stunningly photographed recipes will appeal to anyone looking to live a longer, healthier life. Featuring Dr. Greger's Daily Dozen--the best ingredients to add years to your life--The How Not to Die Cookbook is destined to become an essential tool in healthy kitchens everywhere.

The sexual politics of meat

Carol J. Adams

"A Política Sexual da Carne" argumenta que o que, ou mais precisamente quem, nós comemos, é determinado pelo patriarcado e que os significados ligados à alimentação de carne são muitas vezes relacionados com a  virilidade. Primeiro publicado em 1990, "The Sexual Policy of Meat" é um texto histórico nos debates em curso sobre os direitos dos animais. Nas duas décadas seguintes, o livro inspirou controvérsia e debate acalorado. Vivemos num mundo em que os homens ainda têm poder considerável sobre as mulheres, tanto em público como em privado. Carol Adams argumenta que a política de género está intrinsecamente relacionada com a forma como vemos os animais, especialmente os animais que são consumidos.

La Cerda Punk

Constanzx Alvarez Castillo

"La cerda punk é um conjunto de ensaios de um Feminismo Gordo, Lésbiko, Antikapitalista & Antiespecista, em  que as palavras, corpos e estéticas são as armas contra poliíticas hegemónicas dentro da dominância do patriarcado e do capitalismo, demonstrando a interseccionalidade das lutas com testetmunhos de quem escapa ao hegemonismo da cultura vigente.

 

The case for animal rights

Tom Regan

Após vinte anos da sua publicação original, The Case for Animal Rights é um clássico da filosofia moral,  seu autor é reconhecido como o líder intelectual do movimento dos direitos dos animais. Num novo e totalmente considerado prefácio, Regan responde aos seus críticos e defende a posição revolucionária do livro.

En ese sitio maldito donde reina la tristeza

Asamblea antiespecista de Madrid

Já pensou, ouviu, disse, que o  jardim zoológico é uma prisão? E o que é o circo? Já pensou, ouviu, disse, leu ou escreveu que os animais explorados pelos humanos estão presos? O que eles vivem em confinados e isolados? Que eles são torturados? O que é esquecido pela maioria da sociedade? Você já viu uma prisão? 

É sobre este tema que a Assembleia nos leva reflectir 

Introduction to Animal rights

Gary L. Francione

Este professor de Direito, examina as nossas visões éticas e através de conceitos de propriedade e consideração igual para chegar ao príncipio básico dos direitos dos animais: que todo animais humanos e não humanos têm o direito de não ser tratados como um meio para um fim.

Libertação animal

Peter Singer 

Desde a sua primeira publicação, em 1975, este livro despertou milhões de pessoas inquietas para o abuso chocante de animais - inspirando um movimento mundial que visa abolir a experimentação laboratorial com animais, cruel e desnecessária, e denunciar a realidade arrepiante das actuais unidades de criação intensiva. 

Nesta nova edição, revista e ampliada, da obra que entretanto se tornou a bílbia do vegetarianismo, o filósofo utilitarista Peter Singer apresenta soluções  para aquilo que se tornou uma questão profundamente ambiental e social, tal como moral: a Libertação Animal 

Living Vegan for DUMMIES

Alexandra Jamieson

Adotar um estilo de vida vegano é definitivamente gratificante, mas não é sem desafios - especialmente no começo. Enquanto ainda se está acostumar com este novo estilo de vida,  

Com este livro explicamos o que é detalhe o veganismo e todos os problemas que nos podemos deparar, a forma como lidar com as pessoas seja a nível da alimentação como da argumentação.

 

The Animal Activist's Handbook

Matt Ball and Bruce Friedrich

Matt Ball e Bruce Friedrich levam a situação dos animais a sério e dedicaram as suas vidas ao fim do sofrimento dos mesmos. O Manual do Ativista de Animais argumenta que o significado na vida deve ser encontrado, simplesmente, por nos distanciarmos da ganância de querer "mais" e nos concentrarmos em deixar o planeta um lugar melhor do que estava quando o encontrámos. O componente crítico da criação de um mundo melhor para todos é um ativismo pensativo, deliberado e dedicado, que leva o sofrimento a sério. Os autores criam um uma metodologia para um ativismo fundamentado, apaixonado e alegre que faz a maior diferença possível e sugere uma variedade de maneiras de viver uma vida com um sentido através de advocacia efetiva e eficiente.

 

 

Animal ingredients A to Z

Carol J. Adams & Bruce Friedrich

Ingredientes para animais A a Z é a Bíblia dos vegetarianos, veganos e consumidores conscientes . Mais e mais, encontramos os nossos alimentos todos os dias encontramos a nossa comida com ingredientes estranho - muitos dos quais são derivados de animais. Além de uma lista abrangente de ingredientes animais, este guia fácil de navegar contém informações suplementares sobre nutrição vegana, alternativas alimentares e informações de contacto para grupos de defesa de animais. Carol Adams, autora de The Sexual Politics of Meat e Bruce Friedrich, diretor da Vegan Outreach,ajudam  os consumidores a enfrentar os rótulos em seu mercado local com confiança. 

Understanding Relations between People and their Pets

­­ David D. Blouin

As evidenced by the popularity of animal behavior shows and books, online viral pet videos,and the presence of dogs or cats in two-thirds of American homes, pets clearly play an importantrole in many Americans’ lives. At the same time, however, millions of pets are abandoned,abused, and euthanized every year. What should we make of these seemingly conflicting realities?How do Americans really feel about and treat their pets? And what explains the differences?In recent years social scientists have begun to investigate the various and changing interactionsbetween humans and animals. In particular, a growing body of research examines humans’relationships with pets, most often dogs and cats. This paper reviews recent research in this field.After discussing what differentiates pets from other animals, the paper begins with a review ofresearch investigating the meanings and roles of pets in people’s lives and the nature and benefitsof human-pet attachments. Secondly, it reviews research on the factors that help explain whysome people have a higher regard for pets than others. The paper concludes with a discussion ofsome of the limitations of existing research and some suggestions on how to expand futureinvestigations. - artigo completo aqui.