Esperamos que fique agradavelmente surpreendido com a reação da maioria das pessoas ao tornar-se vegetariano

As pessoas iram naturalmente estar interessadas e vão fazer perguntas, e a maioria não tem más intenções. No entanto, pode sentir como se estivessem a esperar que você se torne um perito em nutrição, ambiente e saúde... Especialmente enquanto ainda você mesmo está a aprender sobre o assunto. 

Muitas das perguntas vêm dos equívocos ou mitos comuns, que cercam o vegetarianismo. Nós fomos perguntados a maioria destes coletivamente, por isso compilámos uma lista de respostas para essas perguntas frequentes 

Veganos tem deficiência de cálcio? 

Mito

O leite de vaca pode ser uma fonte de cálcio para o corpo, porém existem outras maneiras de obtê-lo. Uma dessas formas é através da inclusão de alimentos como tofu, couve, e brócolis no cardápio. Outra maneira são os leites vegetais fortificados com alto teor de cálcio e nutrientes equivalentes ao leite de vaca. De relembrar que o leite de vaca tem consequências graves para a nossa saúde além de ser obtido através de uma forma muito cruel. Veja mais aqui. 

Consumir grandes quantidades de soja faz mal ao organismo?

Mito

O consumo excessivo de soja é sim permitido, porém é necessário manter um equilíbrio com os demais alimentos consumidos, a exemplo das folhas e vegetais.

Alimentação vegana/vegetariana estrita é benéfica a saúde?

Verdade

Estudos apontam que pessoas que adotaram o estilo de vida vegano/vegetariano estrito apresentaram menos quantidade de colesterol no organismo e menos chances de desenvolver leucemia e qualquer tipo de cancro.

Veganos perdem peso com facilidade?

Mito

Uma dieta vegana/vegetariana estrita pode ser uma maneira saudável de perder peso, mas precisa estar atrelada a uma rotina regular de exercícios físicos. A dieta vegana/vegetariana estrita não tem baixo teor de gordura, por consequência não garante a perda de peso com maior facilidade.

Vegano não consome proteína?

Mito

As proteínas não estão restritas as carnes, elas também podem ter origem vegetal, podendo ser encontradas no feijão, grão-de-bico, lentilha, brócolis, cogumelos ou soja. Amêndoas e nozes são alimentos, por exemplo, que também contém proteínas.

Quem se torna adepto da dieta vegan/vegetariano estrito não fica doente?

Mito

Quem leva um estilo de vida vegan, não está imune a doenças. Porém, estudos indicam que pessoas que adotaram dietas veganas ficam doentes com menos frequência devido ao tipo de alimentação saudável e equilibrada.

Crianças podem ser verganas/Vegetarianas estritas?

Verdade

A dieta vegana/vegetariana estrita pode ser aplicada pelas crianças, desde que seja bem planejada, poderá ter um acompanhamento de nutricionista.

Veganos tem mais dificuldade em ganhar massa muscular?

Mito

A combinação de cereais (como arroz, milho, aveia e outros) com leguminosas (como feijão e soja) já garante a quantidade de proteína encontrada em carnes e ovos.

Dieta vegana é mais cara?

Mito

Atualmente existem muitos produtos disponíveis no mercado em uma variedade de preços e marcas, o que facilita para o adepto a dieta escolher qual é o mais acessível para ele. Além disso, armazenando de forma correta grãos, cereais, legumes e outros, é possível criar uma dieta mais barata e acessível.