O que é o Desafio mês vegetariano?

é um desafio pessoal que qualquer pessoa pode experimentar. Com a ajuda de indicações no site, redes sociais e mentores vai ser mais fácil fazer uma transição de forma adequada. 

 Porquê aderir ao Desafio mês vegetariano?  

  • Pelos animais: A melhor maneira de ajudar animais é através das nossas escolhas alimentares. Como consumidores, podemos escolher não utilizar o nosso dinheiro para financiar produtos que envolvem crueldade para com animais. É uma questão de procura e fornecimento, quando reduzimos a procura pela carne, reduzimos o número de animais que sofreram e morreram por causa da indústria.
  • Pela nossa saúde: Tudo o que queremos é ser saudáveis, e esta viagem para uma saúde melhor começa no nosso prato. Produtos de origem animais contêm gorduras saturadas, colesterol, toxinas e bactérias fecais. Este Desafio mês vegetariano é uma grande oportunidade para enriquecer a tua dieta com uma grande variedade de vegetais, fruta, grãos e legumes - e aprender como comida saudável pode ser deliciosa e de grande satisfação. 
  • Pelo ambiente: De acordo com a FAO, a agropecuária, produção de animais para consumo humano, é a maior causa de crise ecológica neste planeta, responsável pela desflorestação de grande maiorias das grandes florestas (como amazónia, Indonésia), emissão de perigosos gases de estufa, poluição e falta de água. Saber mais

Este Desafio mês vegetariano é uma perfeita oportunidade para transitar para uma dieta mais sustentável, não só para o nosso bem-estar mas também pelo bem-estar de futuras gerações.

O Programa

Este desafio consiste em seguir uma dieta vegetariana durante um mês, de forma simples e intuitiva, e com uma mãozinha da nossa parte e de uma comunidade que está pronta para te ajudar.Para que possas participar no projecto, tens de: 

Durante este Desafio vais ter a oportunidade de encontrar um receitas completas para o teu dia-a-dia (pequeno-almoço, almoço, jantar e snacks, entre outras curiosidades) durante um mês. Planeia com antecedência a lista de compras semanal para fazeres as receitas, para que não te faltem refeições nutritivas ao longo deste mês. Além disso, no nosso site, podes encontrar outras informações úteis, como substitutos vegetais para todos os produtos animais que se encontram no supermercado, documentários, organizações, colectivos, blogs/ canais do youtube sobre o vegetarianismo, receitas úteis e simples para que te possas aventurar na cozinha e restaurantes onde possas comer fora.

Ao longo dos dias serão partilhados pratos vegetarianos que preenchem os requisitos nutricionais recomendados e uma lista de compras periodica para que os ingredientes necessários estejam sempre disponíveis.