Substitutos Alimentares

Para se ter uma alimentação vegetariana equilibrada e nutricionalmente adequada não precisas de te empaturrares em suplementos, ao contrário do que se pensa. Aliás, todos os produtos que partilhamos nesta página, são substitutos alimentares dispensáveis a uma alimentação vegetariana saudável e equilibrada. No entanto, e sempre que precises de provar um novo produto, ou procurar algum alimento que seja parecido com aquele produto animal que comeste a vida inteira, não te preocupes, porque isso é possível, e sem crueldade animal envolvida!

Leite

O leite vegetal é capaz de ser o substituto alimentar mais comum e facilmente encontrado em qualquer hiper ou supermercado, e até mesmo em mercearias e estabelecimentos mais pequenos. Até para os consumidores menos atentos, e não vegetarianos, o leite de soja foi tornando-se, ao longo dos tempos, em um dos produtos vegetarianos mais comuns nas lojas. Mas desenganem-se se pensam que de leites só existe a soja como alternativa, muito pelo contrário! Em termos de leites vegetais, além de existirem imensas opções à escolha, e todas elas bem mais saudáveis do que qualquer leite animal que possam encontrar, ainda há vários sabores como chocolate ou baunilha, pelo que o vosso copo de leite nunca mais será o mesmo! 

Queijo

O queijo é dos produtos que a maioria das pessoas mais dificuldade tem em deixar de consumir, por variadas razões. No entanto, sempre que precisares de usar queijo, seja para as tostas, para uma lasanha de cogumelos ou até mesmo para uma pizza, não penses que terás de abdicar de tal produto apenas por seres vegetariano. Actualmente, a indústria do queijo vegetariano está a crescer a olhos vistos em Portugal e no mundo inteiro, e existem já variadas opções para a substituição do queijo de origem animal, muito mais saudáveis e bem mais amigas dos animais. Algumas destas opções podes até encontrar no teu supermercado de referência, outras em lojas de produtos saudáveis e vegetarianos.

Também podes fazer o teu próprio queijo!

Parmesão vegano aqui! 

Molho de queijo aqui! 

Iogurtes

Tal com os iogurtes de origem animal, também existem vários sabores de iogurtes vegetais, desde o chocolate aos frutos vermelhos, não perdendo na qualidade, nem na textura. São fáceis de encontrar em qualquer supermercado, e podem ser uma boa opção para o lanche da manhã ou suplementar o pequeno-almoço.

Natas

As natas vegetais também são relativamente fáceis de encontrar em qualquer supermercado, seja na área saudável dos mesmos, seja junto das natas de origem animal. Com as natas vegetais, podem fazer os típicos pratos como tofu ou alho francês com natas, strogonoff, massa com cogumelos, vegetais e natas, ou dar até mesmo para fazer gratinados. Mas as utilizações das natas não se ficam apenas pelos pratos salgados. As natas vegetais podem também ser utilizadas para fazer chantilly ou para incorporar em alguma sobremesa ou bolo.

Adoçantes

Em substituição do mel, existem variadíssimas alternativas como o agave, a geleia de arroz ou xarope de cana de açúcar, entre outras, que são, além de mais naturais, mais saudáveis e sustentáveis, e ainda mais saborosas! Alguns destes produtos podem ser mais difíceis de encontrar em supermercados mais pequenos, no entanto, estão disponíveis em lojas de produtos naturais e/ou biológicos.

Bolachas

Desengane-se quem pensa que lá por não consumires produtos de origem animal, não podes continuar a ter o teu guilty pleasure, como as bolachas o são. Na realidade, podes ter de vasculhar um pouco no corredor das bolachas do teu supermercado ou mercearia, mas o que não falta são pequenos momentos açucarados embalados chamados de bolachas, e bem saborosas e convenientes.

Adicione aqui seu texto

Chocolates

O chocolate é aquele tipo de produto que além de icónico, parece insubstituível, mas tal não é verdade só por adotares uma alimentação mais responsável, consciente e saudável! Existem vários tipos de chocolate vegetariano à venda em diferentes supermercados, e a maioria deles consegues encontrar em grandes superfícies, por isso não te preocupes por pensares que irás perder esta parte tão importante e doce da tua vida (isto é, se gostas de chocolate, claro!) 

Gelados

Existem gelados vegan à venda em vários supermercados na secção dos congelados. A loja Flavers, em Lisboa, vende gelados Alpro. No jumbo existem gelados de soja tipo magnum, e no intermarche gelados tipo magnum, corneto e de copo da marca valsoia.  No celeiro também há opções de gelados sem leite. Todos os sorvets são vegan e podem ser encontrados em qualquer supermecado ou gelataria.